De dentro para fora: trabalhar, traçar objetivos, fazer escolhas, empreender no sentido mais amplo da palavra: tudo sem esquecer da essência humana.

O que acontece hoje com as empresas

Não nos unimos como povo. Não nos unimos como seres humanos. Não nos unimos como empreendedores. Antes a nossa felicidade que a dos outros. Enquanto um nasce, outro morre. Um sobe, outro desce. Enfim…

Mas o que e “ubuntu”

É uma palavra que representa uma filosofia e uma ética antiga africana que significa:

"Sou quem sou, porque somos todos nós". Ou seja, e voltada a ampliar a consciência dos indivíduos em seus caminhos pessoais e profissionais.

De onde vêm  

Um antropólogo propôs uma brincadeira para algumas crianças de uma tribo Africana...

Colocou um cesto de frutas perto de uma árvore e falou que quem chegasse primeiro ficaria com elas. Quando ele deu o sinal todas as crianças deram as mãos e correram juntas. Chegando ao local elas sentaram e compartilharam as frutas entre si! 

Quando perguntaram às crianças porque quiseram correr todas juntas quando uma apenas poderia chegar e ganhar o prêmio, elas responderam. 

 “Ubuntu, tio. Como uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes? ” 

O antropólogo " Ele ficou pasmo. Meses e meses trabalhando nisso, estudando a tribo e ainda não havia compreendido, de verdade, a essência daquele povo... 

Em 2010, durante a Copa do Mundo da Africa do Sul, quando o Jornal Nacional produziu uma matéria exatamente sobre os significados da palavra Ubuntu. Ela é geralmente traduzida como 'humanidade'. Mas também pode ser 'amizade', 'solidariedade', entre outros significados. 

Ubuntu é uma palavra que apresenta significados humanísticos como a solidariedade, a cooperação, o respeito, o acolhimento, a generosidade, compaixão com os necessitados, é a capacidade humana de compreender, aceitar e tratar bem o outro, uma ideia semelhante à de amor ao próximo, entre muitas outras ações que realizamos em sintonia com a nossa alma (com o nosso ser interno), buscando o nosso bem-estar e o de todos à nossa volta. 

 "Ubuntu” foi relatado no filme 'Em minha terra (In my country skull)' 

Quando trabalhamos separados, confiamos demais na nossa própria percepção, impedindo que outras opiniões ajudem a compor a nossa história. Quantos e quantos empreendedores, cheios de boas ideias e intenções, ainda “escondem o jogo”, na visão de estarem se protegendo dos seus possíveis concorrentes? Quantas e quantas pessoas preocupam-se com a inveja das outras pessoas e largam mão dos seus objetivos? Quantas crianças hoje se preocupam mais no ter mais do que no ser mais? 

Hoje as empresas precisam ter uma visão mais humana e de colaboração. Construir um mundo de mais união e menos competição.  

Uma pessoa com “ubuntu” tem consciência de que ela e afetada quando um semelhante seu é afetado. Ela sabe que o mundo não é uma ilha, que ela precisa dos outros para ser ela mesma. “Ubuntu” fala de respeito básico pelos outros, compaixão, partilha e empatia. 

Somos seres único, mas fomos feitos para viver coletivamente.

 

Jakson Veras - Formado em analise de sistema web e experiência em Gestão de Projetos e Marketing Digital. Acredita que o Essencial é tudo aquilo que você não pode deixar de ter: felicidade, amorosidade, lealdade, amizade, sexualidade, religiosidade e Fundamental é tudo aquilo que o ajuda a chegar ao essencial. É o que lhe permite conquistar algo.

Criação de Site Adaptável
Celular, Computador, Tablet

Criação de Site Adaptável

[forms ID=7]

 

[forms ID=9]

© 2017 Janex . Todos os direitos reservados
Fale conosco pelo WhatsApp(85) 3284-1799